A sinusite é a inflamação dos seios da face e das fossas nasais, geralmente uma infecção causada por bactérias ou vírus. Seus sintomas principais são catarro no nariz, tosse, obstrução nasal, febre e famosa dor de cabeça.
A queixa de dor de cabeça é muito frequentemente confundida pelos pacientes como "sinusite".
No entanto, existem mais de 100 causas de dor de cabeça – e apenas uma delas é a sinusite.
Na maioria dos casos a sinusite, assim como seus sintomas, é temporária. A dor acontece por pressão causada pela secreção retida nos seios da face.
Nesses paciente é comum ter dor de cabeça na região dos seios da face (região malar e acima dos olhos) durante o período que estiver com os sintomas de sinusite (aquela sensação de estar gripado).
O diagnóstico da Sinusite é clínico – ou seja – não é necessário realizar exames na maioria dos casos. No entanto, exames complementares como Tomografia ou Endoscopia Nasal realizada no consultório do Otorrinolaringologista podem auxiliar a determinar a causa do processo inflamatório crônico.
Hoje em dia sabe-se que não há indicação de realizar RX de seios da face, uma vez que resfriados comuns e quadros de rinite aparecem no RX como “sinusites” – contribuindo para muitos diagnósticos errados e uso de antibióticos sem necessidade.
Quando a dor acontece muito frequente e sem estes sintomas nasais associados temos que lembrar de outras causas de dor de cabeça como:
- Rinite: sintomas mais persistentes ao longo do ano como obstrução nasal, coriza, espirros.
- Enxaqueca: dor de cabeça latejante e frequente, além de afetar a região acima e atrás dos olhos também causa dor nas laterais da cabeça e acima da nuca. Pode ser associada a náuseas.
- Bruxismo: o ranger e apertar dos dentes noturno causa uma tensão muscular na fronte.
- Fibromialgia: acompanha dor em outras regiões do corpo.
- Abuso de analgésicos
- Tensão/estresse
- Doenças neurológicas
Existem muitas causas de dor de cabeça mas geralmente todo mundo culpa a sinusite! É importante que seu médico faça o diagnóstico correto para evitar usar tratamentos que não estarão ajudando no seu sintoma.