Entendendo o zumbido

zumbido.jpg

1)    O que é zumbido? 

É a presença de um som perceptível apenas para o paciente, sem que exista um estímulo sonoro. As pessoas se referem a ele como barulho na cabeça ou nos ouvidos e com termos variados como campainha, apito, grilo, cigarra, chiado, cachoeira, panela de pressão, zunido de abelha, etc.

 

2)    Como ele ocorre?

Existem centenas de causas, mas na maioria das vezes acontece devido a uma perda de audição, mesmo que muito pequena. A medida que envelhecemos algumas células do ouvido deixam de funcionar e isso atrapalha a comunicação entre ouvido – nervo auditivo – cérebro.  Quando ocorre algum problema neste trajeto o cérebro continua a entender como estímulo auditivo, mesmo que ele não exista.

 

3)    Todos que tem perda auditiva terão zumbido?

Não. Apesar do processo de envelhecimento causar algum nível de perda auditiva em todos nós, apenas aqueles com uma predisposição desenvolverão zumbido. É um problema muito comum que afeta milhões de pessoas no Brasil, mas nem todos necessitarão de acompanhamento médico para ele.

 

4)    Como é ter zumbido?

Felizmente, para a maioria das pessoas que o tem é apenas um barulho que aparece de vez em quando ou então se referem a ele como o barulhinho do silêncio. Mas quando o zumbido é severo causa perda da concentração, insônia, estresse psicológico. O zumbido pode ser flutuante de um dia para o outro ou de uma hora para outra.

 

5)    O zumbido significa um estado pré-surdez?

Não, o zumbido significa que ocorreu dano no sistema auditivo. O zumbido não causa surdez. É a perda auditiva que causa ele, e não o contrário.

 

6)    O que piora o zumbido?

Exposição a ruídos altos, excesso de álcool e café, cigarro, aspirina, alguns antibióticos, etc.

 

7)    O que o paciente com zumbido deve fazer?

Consultar com um médico otorrinolaringologista para ser examinado. O exame visa determinar se há uma condição tratável para a causa do zumbido. Depois se investiga a audição com a fonoaudióloga através de alguns exames como a audiometria.

 

8) Como posso tentar me prevenir do zumbido?

Evitar exposição a sons altos, não ouvir fones de ouvidos em volume elevado, usar protetor auditivo no trabalho, ter uma dieta saudável, dormir bem, não fumar, ter hábitos de vida saudáveis.

 

9) O zumbido tem cura?

Uma vez identificada a causa, e se ela estiver ligada a uma doença ou alteração que tenha tratamento, a terapia adequada eliminará completamente o zumbido. Contudo, pode não ser possível livrar-se dele totalmente. Em alguns casos, não há cura, como quando o sintoma é decorrente da perda auditiva. A boa notícia: mesmo para esses pacientes há tratamentos, medicamentosos e terapêuticos, que minimizam o desconforto. Outra condição positiva é que não é comum a piora do zumbido ao longo do tempo. Na maioria dos casos ele ficará estável, tendendo a ser cada vez menos percebido. Soluções cirúrgicas podem ser indicadas, mas são raras.

Os Problemas Respiratórios que o Ar Condicionado Pode Causar

Quais são os problemas que a apneia pode causar?