Você sabia que dor de garganta nem sempre é Amigdalite?

Você sabia que dor de garganta nem sempre é amigdalite.jpg

Um dos motivos que mais atendo no meu consultório é dor de garganta. E quase sempre o paciente já vem me dando o diagnóstico: “Doutora, estou com amigdalite!”.  Mas você sabia que existem diversas causas de dor de garganta? Deixa eu te explicar as mais comuns:

-  Faringite viral: é a mais comum de todas! As vezes os pacientes não gostam quando falamos que é uma “virose” mas é a mais pura verdade! A grande maioria das doenças dos seres humanos são causadas por vírus.  No caso da faringite a dor de garganta é muito semelhante à da amigdalite. Pode ser associada a outros sintomas como mal estar, cansaço, tosse, obstrução nasal etc. Nesses casos, por ser viral, não se usa antibiótico.

-    Respiração bucal: muitas pessoas por problemas que causam obstrução nasal respiram pela boca. Isso é um grande problema pra nossa garganta! O nariz é quem filtra, aquece e umidifica o ar. Respirando pela boca estamos perdendo todo esse preparo. Geralmente essas pessoas tem dores de garganta muito frequentes, as vezes já acordam com ela doendo. E isso só vai melhorar quando corrigirmos a forma de respirar. Não tem antibiótico no mundo que resolva!

-   Doença do refluxo gastro-esofágico: refluxo também causa dor de garganta! Nem sempre ele precisa ser acompanhado daquele quadro clássico de azia, queimação, dor de estômago. Muitas vezes o paciente sente apenas dor crônica na garganta, ou as vezes uma sensação de algo preso na garganta, tosse, pigarro etc. Os tratamentos usuais para garganta como os antinflamatórios só pioram esses casos. O tratamento deve ser feito com o otorrino ou o gastroenterologista e dura alguns meses.

-  Mononucleose: conhecida popularmente como “a doença do beijo” esta é uma infecção causada pelo vírus Epstein-Barr (portando uma virose!) e que causa um quadro quase igual ao da amigdalite, até com as famosas placas brancas nas amígdalas. Essa infecção tende a ser mais debilitante e o paciente pode ter algumas complicações, embora raras. O tratamento vai ser semelhante ao da faringite viral.

-   Amigdalite bacteriana: a mais famosa e que leva a culpa por todas as outras causas de dor de garganta. Apesar de ser comum em crianças e adolescentes não é tão frequente em adultos. A dor de garganta pode vir acompanhada de febre, mal estar e nódulos dolorosos no pescoço. Esse é um dos poucos casos que se trata com antibiótico.

Viu como o diagnóstico é mais complexo do que você imaginava? E ainda existem diversas outras causas. Então evite automedicação, principalmente de antibióticos, e faça o diagnóstico, tratamento e prevenção correta para o seu problema de garganta. Consulte com seu otorrino.

Você sabia que o nariz entupido é uma das principais causas de ronco?

Os Problemas Respiratórios que o Ar Condicionado Pode Causar