Nem toda dor de ouvido é otite.

otite.jpg

Otite é muito comum em crianças.  E a otite aguda tem dois principais tipos: a externa que é aquela que ocorre no verão por causa dos banhos de piscina e mar. E média que ocorre em qualquer época do ano em crianças na fase das creches. Ambas são dolorosas, as vezes com febre, mas seus tratamentos são diferentes. O otorrino é o profissional mais adequado para diagnosticar e tratar a otite do seu filho.  As otites são as principais causas de dor de ouvido em crianças.

Mas e em  adultos? Dor de ouvido em adultos quase nunca é otite, sabia?

A otite externa, aquela da piscina, também pode acontecer em adultos. Mas a otite média é extremamente incomum de ocorrer nesta faixa etária. Mas e o que pode ser então? Vou te listar as causas mais prevalentes:

-          acúmulo de cera! Isso mesmo! Tem pessoas que produzem muita cera no ouvido e este acúmulo além de causar aquela sensação desagradável de ouvido entupido também pode causar pressão e dor. O alívio é imediato após essa remoção do cerúmem pelo seu otorrino.

-          Bruxismo e causas dentárias: essa também é muito comum em adultos. É muito mais comum um adulto sentir dor de ouvido por bruxismo do que por otite! O ranger ou apertar de dentes durante a noite gasta a nossa articulação temporo-mandibular (ATM) que vai se manifestar como uma dor recorrente em ferroadas ou fisgadas. Dente Siso nascendo ou outros problemas dentários também podem causar dor de ouvido. Calor local e remédio para dor ajudam e o dentista deve ser consultado.

-          Enxaqueca e tensão muscular: outra causa importante de dor recorrente, neste caso quase sempre acompanhado de dor de cabeça.

-          Corpo estranho no ouvido: nas crianças temos que estar atentos a isso. Elas adoram colocar as coisas mais inesperadas nos ouvidos.

-          Espinhas ou furúnculos no canal do ouvido

-          Barotrauma – algumas pessoas sentem muita dor no avião principalmente na aterrissagem. Mascar chicletes ajuda a amenizar.

-          Uso frequente de cotonetes: os otorrinos costumam dar sermão quem usa cotonete e isso tem motivo. Além de não fazer a higiene adequada ele pode realmente machucar. Fora quem coça o ouvido com chave, grampo de cabelo etc...

-          Infecções de garganta podem causar uma dor reflexa no ouvido.

Viu quantas coisas podem estar incomodando o seu ouvido? A otite é só uma delas. O seu otorrino vai saber fazer o diagnóstico adequado e te ajudar a tratar sua dor.

Analgésicos como paracetamol e antiinflamatórios funcionam bem nesses casos. Calor local também é um ótimo auxílio na dor de ouvido.

Atenção! Nunca pingue nada no seu ouvido sem recomendação médica!

Você sabia que o nariz entupido é uma importante causa de ronco?

Eu sempre ronquei, é normal né? Não!