Eu sempre ronquei, é normal né? Não!

ronco.jpg

Vamos começar dizendo que roncar não é normal em nenhuma idade. Roncar significa que o ar está passando com dificuldade pela via aérea superior. E isso tem consequências. Se não tem ainda, em algum dia terá.

Em crianças afeta o crescimento, o desempenho escolar, o humor, o desenvolvimento dentário e facial e até a produção de alguns hormônios importantes.

Em adultos causa alterações de humor, irritabilidade, sonolência, e sem mencionar os efeitos da apnéia, que já comentei em post anterior mas vale lembrar, riscos cardiovasculares, de demência, piora da qualidade do sono etc.

Mas hoje estou aqui para explicar causas do ronco. Vamos lá:

-          aumento das amígdalas e adenoides: em crianças é a principal causa de ronco (em adultos é mais raro) e é resolvida com cirurgia.

-          Rinite alérgica: ela é a principal causa de nariz entupido. E um nariz obstruído é causa de ronco. É facilmente tratada com medicamentos nasais prescritos pelo seu otorrino.

-          Alterações anatômicas nasais: desvio de septo, pólipos e outras alterações que seu otorrino diagnosticará com exames como endoscopia nasal e tomografia. A maioria desses casos tem tratamento cirúrgico.

-          Flacidez do céu de boca e/ou da musculatura do pescoço: pode surgir com a idade e outros motivos. Existem procedimentos e terapia com fonoaudióloga para isto.

-          Alterações anatômicas na garganta: modificações no posicionamento e tamanho da língua e epiglote e outras causas que podem ter tratamentos cirúrgicos, fonoterápicos ou ortodônticos.

-          Aumento de peso: uma das mais comuns!

Lembrando que muitos pacientes não tem apenas uma causa mas uma somação de fatores. Seu otorrino fará seu diagnóstico e tratamento adequado.

Nem toda dor de ouvido é otite.

Entendendo a insônia