A produção de cera, ou cerúmem, é individual para cada pessoa. Ou seja, nem todo mundo precisa fazer limpeza periódica. Geralmente quem produz excesso de cerúmem sentirá uma sensação de ouvidos entupidos ou tapados (como quando a gente viaja de avião), além de uma piora da audição e coceira. Essas pessoas sim precisam fazer uma limpeza periódica para aliviar esses sintomas.
Se você não sente nenhum desconforto não há necessidade dessa limpeza em consultório médico. E como se faz essa limpeza? Não é com cotonetes ok?? O cotonete tende a empurrar a cera ainda mais pra dentro do ouvido, além de correr o risco de machucar o conduto e o tímpano. No consultório podemos fazer essa remoção de cerúmem com água, sucção e pinças especiais. Em geral é um procedimento indolor e rápido.
Atenção! Este é um procedimento a ser realizado por profissional de saúde! Não recomendamos de qualquer outra maneira. Geralmente recomendamos uma vez por ano, mas alguns pacientes podem precisar fazer mais frequentemente.
Lembrando que este procedimento, quando realizado por profissional capacitado, não causa problemas pro seu ouvido, e pode ser repetido quantas vezes for necessário.