Época de Vacinas da Gripe

06_gripe.png

A chegada das estações mais frias causa aumento dos casos de gripe, causada pelo vírus Influenza. Uma doença que pode parecer banal mas pode ser muito grave. Ela é responsável por inclusive mortes por todo o mundo. Desde o início do inverno no hemisfério Norte, 47 mil casos de gripe foram confirmados e 20 crianças morreram. O vírus que está se espalhando é o H3N2, um subtipo do vírus influenza A.

Tanto o H1N1 (da gripe A) como o H3N2 são tipos de influenza que circulam no Brasil.

As vacinas contra gripe são tri ou quadrivalentes, ou seja, procuram proteger de três ou quatro tipos de influenza, os tipos H1N1, H3N2 e B.

Vamos esclarecer algumas dúvidas em relação a gripe e sua vacina:

-          A gripe é uma doença respiratória que costuma ser mais grave, com febre, mal estar, dores musculares, tosse, secreção nasal.

-          Muitas outras infecções respiratórias podem ser semelhantes, como os resfriados. Eles se manifestam com obstrução nasal, tosse, cansaço, dor de garganta, febre, catarro. Mas em geral são quadros mais leves e são causados por tipos diferentes de vírus, e não pelo Influenza. Ou seja, a vacina não protege deles. A vacina te imuniza contra os casos mais graves, mas não te impede de ficar doente por outras infecções respiratórias.

-          Alguns grupos possuem maior risco de complicações da gripe e por isso tem indicação formal de vacinação. São eles: idosos, crianças, gestantes, profissionais de saúde, professoras e portadores de doenças crônicas.

-          Para evitar o contágio é preciso redobrar a atenção com a higiene das mãos e evitar aglomerações.

-          Mesmo não sendo de grupos de risco você pode fazer sua vacina na rede privada.

-          A vacina raramente causa efeitos colaterais.

-          É possível se vacinar estando resfriado, desde que não esteja com febre.

-          a vacina deve ser tomada todos os anos porque o nível de anticorpos se reduz ao longo dos meses. Em alguns anos também ocorre mutações destes vírus e portanto elaboração de novas cepas para a vacina.

-          Mas eu tomei a vacina e fiquei gripado logo em seguida. Isso pode acontecer? Não! Quem se vacinou alguma vez contra a gripe e teve sintomas logo em seguida deve achar que a causadora da doença foi, de fato, a vacina – mas os infectologistas garantem que isso não é verdade. “A relação de tempo entre o início da doença e a vacina não é causal. O que acontece é que a pessoa já estava no período de incubação da doença e a vacina não teve tempo de incentivar a formação dos anticorpos”

-          pessoas alérgicas a ovo devem evitar a vacina contra gripe, e essa é uma das poucas contraindicações ao imunizante.

-          Quem se vacina antes, se protege mais.

-          A vacina protege de outras doenças graves que podem ser causadas pela gripe como a pneumonia e a Síndrome da angústia respiratória.

-          A campanha de 2018 vai de 16/04 até 25/05. Não deixe de fazer sua vacina.

Sono x Trânsito

Limpeza no Ouvido