Sonho é um assunto muito explorado nas áreas de psicologia, espiritismo, interpretação de sonhos etc. Mas vamos falar hoje da parte científica do assunto. O que as pesquisas já esclareceram sobre este assunto?
Eu sempre falo muito sobre o sono ideal aqui no blog, mas ele precisa ter sonhos? Vamos para as principais dúvidas:
1) Afinal é necessário sonhar?
Sim! O sonho é o nosso cérebro trabalhando enquanto você descansa o corpo para consolidar a memória, armazenar as informações do dia e por fim descansar a mente. Nós não temos botão de liga/desliga no cérebro, então o sonho é o jeito dele de “tirar uma folga”.
2) Como ele acontece?
Enquanto dormimos nosso cérebro passa por 4 estágios de sono, cada um deles com suas características fisiológicas. O sonho acontece no estágio REM (sigla inglês para movimento rápido de olhos, algo que acontece durante este estágio). É neste estágio que estamos “descansando” a mente.
3) E por que algumas pessoas não sonham ou não lembram do sonho?
Todos deveríamos sonhar, sem exceção. Pode acontecer de não lembramos de ter sonhado. Isso acontece pois em geral só temos lembrança do sonho quando acordamos durante ou logo em seguida ao sono REM.
Algumas pessoas por terem doenças relacionadas ao sono não chegam ao estágio de sono REM. Uma das principais causa disso é a síndrome da apneia do sono. Estes pacientes por roncarem muito tem um sono muito superficial e isso os impede de chegar ao estágio REM e sonhar.
4) Todo tipo de sonho é bom? E os pesadelos?
Sonhar é bom para a mente, em geral quanto mais vívido e colorido seu sonho mais “saudável” ele está sendo. Pesadelos podem simplesmente representar preocupações que a mente está tendo que lidar ao longo do dia. É o jeito do cérebro de processar esse “estresse”. Mas se você tem pesadelos muito frequente pode ser também sinal de algum problema emocional ou psiquiátrico, e o ideal é avaliar com um profissional.
5) Por que os sonhos costumam ser absurdos ou sem nexo?
Com a parte do cérebro responsável pelo pensamento racional está “descansando” durante a noite, a mente fica livre para associar memórias, sensações e experiências de maneiras muito diferentes das que ocorrem na realidade. Inexiste, portanto, ordem ou lógica.
6) Por que sonho com coisas que aconteceram no meu dia?
O sonho é o jeito do cérebro organizar e arquivar os novos conhecimentos e informações. Se você ficar pensando muito em uma mesma coisa ao longo do dia, provavelmente esta preocupação vai aparecer no sonho. Pode até acontecer sonhos recorrentes, sinalizando um problema pendente a ser solucionado.
7) Fatores externos como barulho, vontade de urinar, estômago vazio, podem influenciar o sonho?
Claro. O corpo pode reagir a tudo que está o “incomodando” como temperatura, nariz entupido, dor, barulhos no quarto, vontade de urinar etc.
Resumindo: sonhar é bom e em geral significa que estamos tendo um sono pleno e saudável. Mas se você não sonha, tem problemas de sono ou está tendo desconforto pelos seus sonhos o ideal é consultar com um profissional médico para avaliação adequada.