Problemas Otorrinolaringológicos no avião

28_aviao.png

Quem viaja de avião certamente já se incomodou com algum desses sintomas alguma vez: dor de ouvido, ouvidos entupidos, nariz ressecado e dor de garganta.

Vamos entender por qual motivo isso acontece:

Iniciando pelos sintomas de ouvidos. Para entende-los é preciso compreender um pouco sobre o funcionamento da orelha média, que é a região do ouvido que fica atrás do tímpano e é conectada ao nariz através da tuba auditiva.  Essa conexão serve para o nariz ventilar o ouvido. Quando estamos em ambientes com pressão atmosférica diferente da que estamos habituados essa tuba precisa igualar a pressão do ouvido com a externa. Para isto acontecer e não ocorrer um barotrauma do ouvido ela vai se fechar em alguns momentos, provocando aquela sensação de entupimento. Quem tem maior sensibilidade nos ouvidos vai sentir dor nessa situação também, principalmente as crianças pequenas pois não tem ainda essa tuba auditiva bem desenvolvida. Os sintomas serão mais intensos na aterrissagem do avião.

O que não é recomendável fazer? Aquela tradicional “assoprada”  em que fechamos o nariz, para tentar desentupir os ouvidos. Você pode até piorar o barotrauma.

O que fazer então? Certamente você já ouviu falar em mascar chiclete e bocejar né? E por quê? Pois a tal tuba auditiva é movimentada pelo músculo do céu da boca. Então movimentando ele através de mastigadas e bocejos estamos ajudando na adequada ventilação da orelha média.

Para quem estiver viajando resfriado as vezes vale a pena utilizar medicações como antialérgicos ou descongestionantes nasais para amenizar o desconforto.

E os sintomas respiratórios? O ressecamento do nariz ocorre pois o ar ambiente dentro do avião é bem mais seco que o ar que habitualmente respiramos. Isso provoca ressecamento e em alguns casos sangramentos, formação de crostas e sintomas de rinite. O ar seco também prejudica a garganta, podendo causar dor e irritação.

Para amenizar recomendo levar um soro fisiológico nasal durante a viagem para periodicamente hidratar a mucosa nasal, além de beber água durante o voo.

Espero que as explicações e dicas acima ajudem você nas próximas viagens.

Tudo sobre sonhos

Cuidados com a Voz Profissional