O corpo que possui a prática diária de atividades físicas tem o sono prolongado em fases mais profundas, possibilitando um descanso maior e mais disposição para o dia seguinte. Porém, o ideal é realizar os exercícios quatro horas antes de dormir, no mínimo.
A atividade física produz endorfina – o neurotransmissor que traz sensação de bem-estar – é a responsável pelas boas noites de sono.
Além disso, ajuda no combate a obesidade, que é uma das causas mais frequentes de distúrbio do sono. Com a perda progressiva de peso, se diminui os riscos cardiovasculares e garantimos melhor qualidade do sono e melhor disposição para a luta contra a balança.
Além disso, a prática de exercícios também proporciona aquele cansaço gostoso que nos envolve e faz com que se esqueça os problemas cotidianos, por exemplo.
Atividades que ajudam a dormir bem:
Caminhada ou corrida, Pilates, yoga, natação/hidroginástica, alongamento.
A prática de exercícios deve ser moderada, mas constante, para que não sejam desgastados os músculos e articulações e para que o sono não seja superficial em virtude do excesso de adrenalina liberada. Por isso, a atividade física não é recomendada próxima ao horário de dormir.
Quem pratica atividade física, dorme mais rápido, consegue relaxar e descansa, tem um sono mais profundo, menos fragmentado e de qualidade, se sente disposto, se concentra com maior facilidade possuindo melhor rendimento, emagrece e obtém melhora na qualidade do sono e, consequentemente, na qualidade de vida.